quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO - Indignação dos Professores de Educação Visual e Tecnológica

Ataque ao ensino prático


Para António Simões, do agrupamento de escolas de Águeda, a proposta do ministério constitui “um ataque ao ensino prático” consagrado através do reforço da carga lectiva nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia em detrimento das outras áreas. Mónica Mendes, da Ordem dos Biólogos, advertiu que no 2. º ciclo esta proposta levará, na prática, ao fim do ensino experimental na área de ciências.
Até agora, nos tempos de laboratório, as turmas de Ciências eram divididas ao meio. O ministério propõe a eliminação deste desdobramento, defendendo que no 2.º ciclo “a actividade experimental pode ser efectuada com toda a turma”. Mónica Mendes não concorda: “Com turmas de 28 alunos é impossível fazer um trabalho laboratorial”, contrapôs.



Sentimo-nos profundamente enganados e revoltados”, afirmou Carlos Gomes, da Associação de professores de Educação Visual e Tecnológica, lembrando que a separação da disciplina em duas componentes não constava nem dos programas eleitorais do PSD e do CDS/PP, nem do programa do Governo. Na anterior legislatura os partidos actualmente no Governo opuseram-se ao fim do par pedagógico (dois professores em sala de aula) em EVT, proposta pela ministra Isabel Alçada. 
Extraído da Comunicação Social

Sem comentários:

Enviar um comentário