Anadia: Concelho perde cinco freguesias
2012-11-14
A proposta apresentada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT) prevê a extinção de cinco das 15 freguesias do concelho de Anadia. As Freguesias de Mogofores e de Arcos agregam-se. As três freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro formam uma única freguesia, o mesmo acontecendo com Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.
De recordar que a Assembleia Municipal de Anadia discutiu o assunto, no passado dia 8 de Outubro, e decidiu, por maioria, não se pronunciar sobre o assunto, ou seja, não apresentar nenhuma proposta de agregação, defendendo que o número de freguesias deveria manter como está (15).
Na altura foi dito que se a Assembleia Municipal apresentasse uma proposta apenas seriam eliminadas três freguesias. Caso nada se fizesse, como veio a acontecer, apenas seriam eliminadas quatro. A verdade é que a UTRAT decidiu eliminar cinco freguesias, penalizando ainda mais o concelho.
Quanto à proposta em si, e no que respeita à “União das Freguesias de Arcos e Mogofores” a UTRAT refere a proximidade das duas freguesias de Mogofores e a existência de uma malha urbana praticamente contínua, beneficiando de fáceis ligações viárias.
Em relação à “União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro” é referido que a freguesia de Óis do Bairro tem a menor população (491 habitantes) do Município de Anadia é contígua à freguesia de Tamengos (1602 habitantes) que, por sua vez, é contígua à freguesia de Aguim (1171 habitantes). De acordo com o documento estas três freguesias apresentam uma malha urbanizada praticamente contínua e uma realidade territorial homogénea representando no seu conjunto 3264 habitantes. A UTRAT refere ainda que pretende-se que as freguesias tenham escala e dimensão demográfica adequadas com um mínimo de 3000 habitantes nas freguesias de municipios nível 2.
Relativamente à “União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas” é dito que as freguesias de Paredes do Bairro (994 habitantes) e Ancas (624 habitantes) ficam com menor número de população no Municipio e que são contíguas da freguesia de Amoreira da Gândara (1060 habitantes). As três freguesias apresentam característsicas sócio-económicas semelhantes e representam no seu conjunto 2678 habitantes.
Extraído do Jornal Região Bairradina.
1- Devem ler os artigos que já escrevi relativamente a esta temática....
Nem sei por onde começar são tantos ramos deste assunto...
a- Os nossos eleitos não se pronunciaram....então não se queixem ...........
b- Existem assuntos neste momento que merecem mais atenção:
1- Criação de empregos....
2- Debamdada total para outros países...
3- Se a reorganização fosse pensada de forma que criasse mais valias de trabalho....
4- A prova de que quem proferiu esta decisão não está a par do que se passa no terreno :
A freguesia de Avelãs de Cima e a Freguesia de Avelãs de Caminho estão a executar um projeto conjunto ao nível da Educação ,ao construir um centro escolar .... e depois ficam duas freguesias distintas .....esta revisão é simplesmente para troiquianos ver...
....
.....
.....
Querem a minha opinião
Cinco freguesias : duas a nascente.....uma no meio ...... e duas a poente...
Existem assuntos mais importantes este não trás mais valias
Cinco....cinco...cinco
Sem comentários:
Enviar um comentário